Postagem em destaque

Papaya crescer em seu jardim

 #papaya #jardimmamão #papaiajardins #plantaçãoemcasa #oplantiodemamão O mamão, Carica papaya L ., é nativa das regiões tropicais d...

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Uma árvore de fruto curioso, o Jabuticaba


Jabuticaba ou Guapurú, Myrciaria cauliflora é uma árvore de fruta original cujo fruto, um bagas globulares, você cresce aderida ao tronco e galhos grandes. É nativa do Brasil e pertence à mesma família do goiaba e murta.

A árvore tem uma estrutura um tanto tortuoso com crosta grossa e alguns espinhos. As folhas são lanceoladas, lisa e brilhante, cerca de cinco centímetros de comprimento e dois e meio de largura. Sendo uma espécie subtropical e decíduos tem uma certa tolerância à geada. Invernos frios e secos precisas para produzir boa floração. Com estes botões florais podem ser avançados floração pela irrigação. Do florescimento até a formação de frutos apenas gastar entre 10 e 20 dias. A colheita deve ser feita rapidamente, em no máximo duas semanas.

A floração é tão espetacular quanto a distribuição dos frutos no tronco. Floresce com grandes flores brancas com quatro pétalas brancas e numerosos estames grande da mesma cor. É uma árvore que requer um solo rico, ácido e profundo em seu ambiente natural cresce na sombra de grandes árvores. O Guapurú geralmente não superior a doze metros de altura.

A fruta tem uma forma esférica Jabuticaba dois a três centímetros de diâmetro. A casca exterior é preto na maturidade, embora existam outras variedades de cores, o interior é suculenta e doce no sabor e textura semelhante a sementes de uva e tem dois ou ossos. A fruta colhida uma vez não manter-se bem à temperatura ambiente, sendo necessário para consumir nos primeiros três dias de coleta. Isso limita bastante a sua utilização em áreas frescas perto da área de produção.

Contudo tem grande utilidade no processado como geleias, doces, licores e sucos de produtos. O Guapurú podem se reproduzir por sementes a serem plantadas no viveiro com solo rico e uma separação de cerca de 30 cm. Deixamos por um ano e quando as plantas atingem 10-15 cm de altura são transplantadas para solo do viveiro, a uma distância de 2 metros entre linhas e 1 metro entre plantas. Esta é uma árvore de crescimento lento, portanto, também reproduzida por estacas, alporquia e enxertia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário